4 Passos para Criar uma Oferta Perfeita

Antes de começarmos, vale lembrar que quando falamos em oferta perfeita, não é a oferta de desconto que iremos abordar. Pode até ser um desconto que queira promover com assertividade para zerar seus estoques, mas a oferta a qual nos referimos é a forma mais eficiente para divulgar e vender os seus produtos e serviços.

Afinal, todos nós, independente do segmento de atuação, estamos sempre atrás de criar uma oferta, mostrar os nossos produtos ou serviços com toda a beleza e valor que vemos neles. Mas aqui, mora um grande desafio: traduzir isto em palavras e imagens, de maneira reduzida, rápida e com o tom certo para o seu prospect.

Logicamente, cada caso é um caso, e cada produto ou serviço tem uma especificidade, uma persona, com “dores” e contextos diferentes. Mas, nosso proposito aqui, é explanar técnicas que de uma maneira geral funcionam muito bem, e de fácil adaptação a sua realidade. Vamos a elas:

1. Faça uma Promessa e Cumpra

Ao anunciar seu negócio, prometa algo que possa cumprir. Exemplifique qual o resultado que seu cliente terá se contratar seu produto ou serviço.  É essencial que sua promessa seja:

Concreta: demonstrando números e resultados, com objetividade do que pode ser atingido. Por exemplo, quem compra um carro popular, deseja economia de combustível e preço de manutenção acessível, enquanto quem compra um esportivo, não se preocupa com estes fatores, já que prima por desempenho, satisfação pessoal ou até mesmo o status. Logo, fazer a oferta de um carro pode ser totalmente diferente, já que são propostas diferentes para públicos diferentes.

Desejada: seu cliente precisa desejar o resultado dos seus serviços. Usando o mesmo exemplo acima, já é possível identificar quais atributos podemos ressaltar para cada comprador.

Exclusiva: alinhado com os valores de seu cliente, entregue a ele uma solução para sua “dor”. Ainda no exemplo dos compradores de carros, vamos entender que, mesmo que você compre um popular ou um seminovo barato, você quer sentir-se especial por isso, e mesmo que seu carro seja tão popular quanto a um smartphone, ele é fruto de uma conquista e uma história pessoal. As concessionárias abusam destes recursos, com modelos simples, mas ofertados nas cores branco deserto, preto samurai, com calotas super esportivas. Consegue captar?

2. Ressalte os Benefícios

Seguindo a promessa, elenque quais os benefícios que seu produto ou serviço vão promover na vida de seu cliente. Liste pelo menos cinco, seu cliente precisa entender de maneira clara, qual o impacto que tal aquisição fará em sua vida. Não economize, com certeza o seu negócio promove algo positivo para alguém. Como exemplo, vamos imaginar um restaurante, que não serve cortes de carnes nobres. Se o seu propósito é promover uma refeição barata e acessível a uma parcela da população. De maneira sutil, você deve deixar claro que seu propósito é este, facilitará e muito a vida das pessoas. Afinal, se você falar que serve a melhor picanha da região, sendo que serve coxão duro, afastará ainda mais as pessoas que foram com esta expectativa por lá.

3. Entenda as Objeções

Você consegue identificar quais são as objeções de seu cliente? O que impede que seu cliente compre seu produto ou serviço? Se entender e responder com segurança estas duas questões, aumentará as chances de sucesso na jornada. Como exemplo, posso listar uma objeção que vemos frequentemente em nossos clientes. Ter alguém responsável pela comunicação e marketing digital é uma necessidade, porém, baseado em experiências anteriores, por vezes mal sucedidas, algumas pessoas desacreditam do serviço qualificado, por terem ouvido promessas que não foram cumpridas. E acabam elegendo um funcionário com perfil mais tecnológico, por exemplo, para fazer os posts das redes sociais, o que custa mais barato, já que esta pessoa desempenha outra função preponderante. Mas o problema é que talvez, as redes sociais, não sejam as estratégias mais assertiva para aquele momento, o que leva este empresário a uma nova ordem de desgosto, e que repete a seguinte frase “olha só, está vendo? Já tentei pela segunda vez o serviço do marketing digital e não funcionou, isso não é pra mim”. Por isso, focamos em mostrar as soluções e alternativas a elas com muita clareza.

4. Anuncie sua Oferta

De nada adianta você ter um produto ou serviço incrível, revolucionário, que atenda exatamente as demandas do seu público que você não os deixar sabendo disto. É preciso fazer com que as pessoas saibam dos produtos que sua empresa tem. E, a revolução tecnológica digital que vivemos nos últimos anos tornou isto ainda mais acessível. Há alguns anos atrás, ter seu negócio divulgado era exclusividade de quem tinha condições de comprar um anúncio na rádio, TV, outdoors, revistas e até um destaque na lista telefônica. Já hoje, o marketing digital facilita a vida dos empresários, e deixa a possibilidade de alcance dos seus anúncios maior, democratiza o acesso às informações, fazendo que uma cafeteria pequena, por exemplo, possa anunciar seus diferenciais no Google, por menos de R$400,00 por mês, e até nas redes sociais, com valores que partem de 10 reais por dia.

Portanto, crie uma oferta quase perfeita, e deixe-a mais perfeita ainda mostrando para o seu publico tudo o que você pode oferecer.

Por fim, vale lembrar de uma estratégia que deve sempre estar presente em nossos negócios: o planejamento. Organize suas ações, planeje com antecedência, aplique, mensure, controle, planeje novamente e ajuste suas ações quando necessário. E lembre-se: nem tudo dá certo de primeira, por vezes, o sucesso demanda tempo, paciência e resiliência. E quando falamos de sucesso, não nos referimos a conquistar o mundo com a sua marca, mas executar com eficiência as suas ações na internet.

Você já testou esta estratégia na sua empresa? Comente abaixo as suas experiências e vamos debater sobre marketing digital.

Até o próximo texto,

Forte Abraço.

 

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