Copywriting: 5 estratégias para posts mais atrativos

Falar de baixo engajamento é um ponto delicado, pois você pode estar errando em alguma etapa do processo. Porém, o erro mais comum que observamos, é a falta do cuidado com a copywriting, ou simplesmente copy, como muito ouvimos falar por aí.

No marketing, chamamos de copywriting um conjunto de técnicas que constroem um discurso persuasivo para vendas, que incluem texto e imagens. Uma copy bem elaborada e alinhada com sua persona será fundamental para conduzir seu cliente de maneira assertiva na jornada do cliente. Para ajudar você a criar um título atraente em seus post para Intagram, blogs ou e-mails, listamos de maneira simples e prática as principais etapas para uma boa copy.

Mãos a obra

Na hora de escrever, responda às seguintes perguntas: pra quem você está escrevendo, o que você vai dar em troca (qual a sua oferta)? Pense que ela precisa sanar a “dor” do seu cliente. Qual formato você irá utilizar (post Instagram, e-mail, blog)? E avalie se o seu conteúdo é interessante e se está disposto de maneira correta para cada formato de postagem. E-mails, Instagram e Facebook, tendem a ter uma adesão maior com conteúdos curtos, sintetizados, já que a ideia é dar uma amostra para o seu público do que você pode ofertar em outros canais. Enquanto Linkedln e blogs, por exemplo, têm uma adesão maior com conteúdos mais aprofundados.

Agora, vamos ao título, lembre se de resolver um único problema, liste todos os problemas que você resolve e defina um como principal para esse título. Vamos entender isto com as etapas abaixo

1. Chame atenção

Se o seu título deve resolver um problema, deixe claro nele qual problema você vai resolver com o post. Simples assim, a exemplo do nosso texto, 5 estratégias para posts mais atrativos: o que você precisa saber sobre copywriting (copy), logo, iremos abordar de maneira prática as cinco estratégias para você construir posts mais atrativos.

2. Gere conexão

Conte histórias. Pessoas se conectam com pessoas, logo, é fundamental que você crie uma narrativa pessoal. Na descrição do seu post, fale sobre você, como você conseguiu superar o problema que está resolvendo.  Ou simplesmente traga um antídoto para a “dor” dos seus clientes de maneira objetiva. Mas a ponto de mostrar algo que de fato resolva o problema deles.

3. Problema

Mostre os problemas, deixe claro quais as dificuldades que você está resolvendo. Se neste texto usássemos o título: a copywriting como um elemento importante no engajamento, certamente, seria menos atraente para a leitura. No nosso caso, está implícito que ao ler nosso texto, você terá fermentas que podem aumentar o interesse dos seus seguidores em seus posts.

4. Entregue uma Solução

Não basta prometer, tem que cumprir. Em troca do tempo que seu seguidor dispões para ler seu texto, de em troca algo de valor, ensine algo que seja útil e que simplifique o antídoto da “dor”. Não precisa ser específico a ponto de entregar uma consultoria completa, mas claro o suficiente para seus prospects entenderem a mensagem e adaptarem o conceito para suas realidades.

5. Use CTA

O famoso Call to Action, ou em bom português, chamada para ação, deve estar presente nas suas publicações, sempre. Termine com uma frase pedindo algum tipo de ação, peça para os seus seguidores curtirem, comentarem ou salvarem seu post, por exemplo. Isto fará que uma parcela deles responda ao seu pedido e efetive uma ação solicitada, ajudando a propagar anda mais seu conteúdo.

Dito isto, agora é colocar em prática. Teste alguns modelos, faça os ajustes necessários e entenda que é um processo de construção e aprimoramento contínuo. Com experiência de causa, uma copy que funcionava muito bem há 1 ou 2 anos com um cliente, já não tem a mesma efetividade hoje. Portanto, testar, monitorar e ajustar sempre que preciso.

Você já testou essas ferramentas? Comente abaixo as suas experiências e vamos debater sobre marketing digital.

Até o próximo texto,

Forte Abraço.

 

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